São Paulo, Sábado, 04 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERVERSIDADE INFANTIL
Falta de limites dos pais é principal causa
Criança faz jogo de sedução com adulto

da Redação

A falta de limites dos pais autoriza a criança a ter comportamentos perversos em seu relacionamento familiar e social. Para completar, ela percebe que pode tirar proveito do sentimento de culpa dos pais, que passam o dia fora, para ter o que deseja.
A análise é do professor Lino de Macedo, diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, que ontem falou sobre "Perversidade Infantil e Convivência Social" em evento realizado na Folha.
Essa perversidade, segundo ele, está relacionada ao jogo de sedução que o adulto propõe à criança para realizar aquilo que ele deseja em benefício próprio.
No sentido explicado por Macedo, a sedução é um recurso usado pelo adulto, um professor, por exemplo, para fazer a criança se interessar pelo o que ele quer, como o gosto pela leitura.
A criança percebe esse jogo para usá-lo em benefício próprio, como fazer birra para comer, enquanto os pais tentam convencê-la brincando de aviãozinho.
"O mundo vira uma coisa que eu quero. Se o limite do possível não é posto, perversão e sedução viram uma coisa só. Quer situação mais perversa do que seduzir para um ato tão natural como o de se alimentar?", pergunta.


Texto Anterior: MEC amplia prazo para crédito
Próximo Texto: Medicamentos: Entidade social tem remédio mais barato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.