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ADMINISTRAÇÃO
Segundo secretário da Infra-Estrutura, escolhidos são prioridade; ponte Cidade Jardim também passa por mudança
Serra reforma 6 viadutos e adia obra de 10
AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL
A gestão do prefeito José Serra
(PSDB) anunciou ontem que realizará obras para recuperar a estrutura de seis viadutos e uma
ponte em São Paulo considerados
em situação crítica. Entretanto,
por falta de recursos, os contratos
para a reforma de dez viadutos estão sendo suspensos.
Foram liberados R$ 20 milhões
para as obras, mas os contratos
dos 17 locais somam R$ 110 milhões. Segundo o secretário da Infra-Estrutura e Obras, Antonio
Arnaldo de Queiroz e Silva, apesar dos contratos firmados, as
obras estavam interrompidas. A
suspensão dos contratos e a conseqüente suspensão dos prazos,
ele diz, é uma medida administrativa para a prefeitura não ter de fazer novamente as licitações.
"O prefeito pediu para priorizarmos quais viadutos deveriam
sofrer intervenção primeiro. A
obra que mais preocupa hoje do
ponto de vista da segurança é o da
ponte Cidade Jardim, que já foi
iniciada." Segundo ele, em meados deste mês duas faixas da marginal Pinheiros, no sentido Jaguaré-Interlagos, devem ser interrompidas em razão da reforma.
As obras começaram também
no viaduto Pacheco e Chaves (zona sul) e no viaduto Orlando
Murgel (oeste), que foi visitado
ontem por Serra. O secretário
prometeu para este ano o início
das reformas nos viadutos Conselheiro Carrão (leste), Santo Amaro (sul), Alberto Badra (leste) e no
Elevado do Glicério (centro).
Silva disse que uma parte do
viaduto Orlando Murgel tem 35
anos e a outra, 45. As obras no local estavam paradas há dois anos
e meio. "Eles [viadutos] suportam
muito. Esse especificamente está
com alguns problemas na estrutura, mas não são sérios. E o que
nós estamos fazendo aqui é um
reforço para ele poder suportar
uma carga maior", disse.
Os viadutos e a ponte considerados prioritários foram construídos entre 1965 e 1971 -têm, portanto, entre 34 e 40 anos. De acordo com Roberto Kochen, diretor
do Sinaenco (Sindicato Nacional
das Empresas de Arquitetura e
Engenharia Consultiva), a vida
útil dos viadutos é de 40 a 50 anos.
"É necessário fazer um plano de
manutenção e inspeção periódico
para avaliar o estado do viaduto e
evitar os transtornos quando eles
têm problemas graves e precisam
ser interditados." Segundo ele, na
Europa são feitas análises das estruturas a cada dois ou cinco
anos, mas no Brasil é comum ficar
dez anos sem uma inspeção.
Os viadutos Beneficência Portuguesa, Pacaembu e Diário Popular -que não serão reformados
por enquanto- têm rachaduras e
infiltração. Uma passagem para
pedestres no Pacaembu, fechada
com uma cerca, tem montes de lixo pelo chão.
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