São Paulo, segunda-feira, 04 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalho doméstico prejudica educação

DA REPORTAGEM LOCAL

Oculto, invisível e inacessível. Essas são as três principais características do trabalho infantil doméstico. Dados do IBGE mostram que 6 milhões de crianças trabalham no Brasil. Desse total, 20% desenvolvem tarefas domésticas -a metade delas sem vínculo empregatício.
Além de causar transtornos físicos, como problemas de coluna, o trabalho doméstico envolve uma série de riscos -a maioria dos acidentes causa queimaduras e cortes-, e os adultos acabam delegando essas tarefas a crianças e adolescentes. Aliado a outros fatores, o trabalho infantil doméstico também provoca problemas psicológicos.
Renato Mendes, coordenador do Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil Doméstico, avalia que a sociedade ainda "recobre com um manto de bondade" a questão do trabalho infantil doméstico.
"Com essa situação estamos aceitando que somos incapazes de proporcionar o mínimo para essa população e estamos delegando a eles uma responsabilidade que é nossa. Aceitar o que acontece é muito cômodo. O que temos que fazer é encontrar uma solução", afirma.


Texto Anterior: Infância: Programa ajuda no combate ao analfabetismo
Próximo Texto: Dá pra resolver: Abrinq prepara nova campanha de Natal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.