São Paulo, domingo, 04 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PUC dará bolsa a alunos de escola pública

Serão 42 bolsas, uma para cada curso; ESPM e FGV também dão descontos para primeiros no vestibular

FERNANDA CALGARO
FÁBIO TAKAHASHI

DA REPORTAGEM LOCAL

A PUC-SP irá conceder no ano que vem, pela primeira vez, bolsas de estudo a alunos da rede pública com bom desempenho no vestibular: serão distribuídas 42 bolsas, de 50%, para os vestibulandos mais bem classificados em cada curso do exame.
De acordo com a reitora da universidade, Maura Véras, a medida foi tomada para "valorizar os alunos de escola pública, que têm maiores dificuldades financeiras". Os valores das mensalidades na instituição variam de R$ 495 ( para o curso de serviço social) a R$ 2.742,45 (para medicina).
O consultor em ensino superior Carlos Monteiro afirma que a medida é positiva por buscar a inclusão desses estudantes. Para o especialista, no entanto, mesmo com a bolsa parcial, muitos alunos beneficiados deverão continuar com dificuldades para se manter durante o curso.
"A metade da mensalidade ainda fica pesada para esses estudantes", disse. "Mas a iniciativa é positiva, porque outras instituições podem seguir [o exemplo]. Além disso, é uma boa estratégia de marketing, porque fazer o bem hoje é bom e dá lucro."
Na opinião de Erson Martins de Oliveira, diretor da Apropuc (associação de docentes da PUC), as bolsas deveriam ser integrais se o objetivo é ampliar o acesso de fato. "O aluno pobre vai continuar com dificuldade para pagar." Ele afirma também ser contra a vinculação da bolsa à boa classificação no processo seletivo.
"O vestibular já é um funil, um instrumento que impede o acesso direito. E essa bolsa apenas joga confete sobre o próprio vestibular", afirma.
A PUC também concederá bolsa -esta integral- ao primeiro colocado na classificação geral do exame, independentemente de onde tenha estudado.
Uma terceira modalidade de bolsa que começará no ano que vem beneficiará estudantes de 18 escolas públicas e privadas do entorno do principal campus, na rua Monte Alegre, em Perdizes (zona oeste de São Paulo). Os cem primeiros alunos que cursaram ensino médio ou fundamental nestas escolas forem aprovados terão 10% de desconto.

Outras universidades
A bolsa por mérito também é concedida por outras universidades. Entre as mais renomadas estão a FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) e a ESPM ((Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Na FGV, o próximo processo seletivo terá o número de bolsas não-reembolsáveis ampliadas aos dez primeiros colocados no vestibular. A porcentagem será proporcional à classificação.
A ESPM também já concede bolsas para os primeiros colocados de cada curso no vestibular e contempla os estudantes oriundos de escola pública mais bem classificados na prova com outros descontos na matrícula.


Texto Anterior: Sem diploma, famosos viram estrela em propaganda de faculdades
Próximo Texto: Empreendedor social: Folha promove debate sobre educação na entrega do prêmio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.