São Paulo, domingo, 04 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Diagnóstico precoce ajuda a controlar o câncer

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Depois do vendaval que um câncer provoca em muitas famílias, nem sempre vem a bonança. O câncer avançado tem um controle muito difícil e da mesma forma que na paralisia infantil (poliomielite) gera graves seqüelas ou mesmo provoca a morte.
Na poliomielite a solução foi a vacina Sabin, que impede a instalação da doença nas crianças e praticamente conseguiu erradicar esta grave doença em nosso meio.
Dada a inexistência (ainda) de uma vacina anticâncer, para um tumor descoberto em seu estágio inicial a doença quase sempre tem cura.
Esta é a mensagem do advogado Ilan Gorin que destaca em seu livro "Sem Medo de Saber" a importância da detecção precoce da doença que não respeita idade, sexo, profissionais liberais ou operários, políticos ou intelectuais.
O autor lembra que o câncer ainda é uma doença sobre a qual as pessoas pouco se informam por medo de abordar o assunto e, eventualmente, por medo de descobrirem estar com esse problema.
A obra de Ilan Gorin apresenta 40 histórias pessoais com a colaboração do jornalista Márcio Vassallo. Algumas são relatadas pelos próprios pacientes ou pelos parentes próximos. Quase todos são conhecidos pelo público.
Dos relatos de pacientes constam depoimentos da atriz Patrícia Pillar, da empresária Gisela Amaral, do economista Carlos Lessa, do cardeal d. Paulo Evaristo Arns, todos com boa qualidade de vida, e do ator Raul Cortez seis meses antes de sua morte. Também contribuem com depoimentos parentes do ex-governador Mário Covas, do escritor Antonio Callado, do cantor Leandro, da autora Janet Clair, do ator Carlos Zara, da atriz Dina Sfat e do jornalista Zózimo Barrozo do Amaral.
"Sem Medo de Falar", da Editora Sextante (Tel. 0/xx/ 21/2286-9944), terá os direitos autorais revertidos em benefício do Hospital do Câncer A. C. Camargo (SP), Inca Instituto Nacional do Câncer (Rio) e Casa de Apoio São Luiz (Goiânia, criada pela família do cantor Leandro).

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Corridas ganham versão infantil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.