São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para mercado, o impacto será pequeno

DA REPORTAGEM LOCAL

O Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e o Secovi-SP (sindicato das imobiliárias e construtoras) disseram que o projeto de reajuste do IPTU de São Paulo não terá grande impacto no mercado imobiliário da cidade.
O presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, 51, disse que o valor do IPTU não tem grande relevância nas transações imobiliárias. "Vai refletir diretamente no bolso do morador, mas ele não vai deixar de comprar um imóvel porque o IPTU aumentou", disse.
Segundo o vice-presidente do Secovi-SP, Márcio Chede, 51, o Conselho Municipal de Valores Imobiliários -composto por órgãos ligados ao mercado imobiliário- participou da discussão sobre o reajuste.
Mas, diz Chede, nas discussões com a prefeitura não foi apresentada a mudança no desconto no IPTU para residências de valores venais entre R$ 50 mil e R$ 120 mil.
Para o presidente do Creci, o aumento linear de 7% é injusto. "Cada região tem suas peculiaridades. Tem imóvel que valia mais no passado", diz Neto.

Câmara
Já na Câmara, onde a proposta precisará do voto favorável de 28 dos 55 vereadores para ser aprovada, a disputa pela presidência da Casa, no próximo dia 15, pode dificultar a aprovação do projeto.
"Hoje, a prefeita Marta Suplicy não tem base para nada. A base que existia dividiu-se em duas cabeças", diz o vereador Gilberto Natalini (PSDB). Ele se refere a Arselino Tatto (PT), candidato do governo, e a Antônio Carlos Rodrigues (PL), que também integra a base mas lançou candidatura própria com o apoio de 29 vereadores.
"Isso pode até influir, mas não ao ponto de impedir a aprovação", afirma José Mentor (PT), que negocia o projeto com as outras bancadas.
Já a bancada do PSDB promete resistir às mudanças. "O projeto é totalmente inoportuno e confirma que as isenções e descontos concedidos pela prefeita no ano passado foram demagogia", diz o vereador Ricardo Montoro, líder do PSDB.


Texto Anterior: IPTU 2003: Reajuste superior a 7% vai atingir 250 mil
Próximo Texto: Crime no Brooklin: Suzane e o namorado trocam acusações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.