São Paulo, sexta-feira, 04 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desde setembro, número de tornados no Sul deve chegar a dez

GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O número de tornados no Sul do país desde setembro deve subir para dez, se confirmados dois desses fenômenos no Rio Grande do Sul nos últimos dias.
O mais recente deles provavelmente ocorreu em Venâncio Aires (144 km de Porto Alegre). Como tornados são fenômenos atmosféricos de difícil registro e que duram poucos minutos, a confirmação ocorre por meio de análise dos locais afetados.
Em Venâncio Aires, especialistas ligados ao serviço privado de meteorologia MetSul dizem que indícios tornam a hipótese de tornado "muito provável".
São eles: danos severos concentrados em uma pequena faixa territorial e relatos de moradores que afirmam ter visto o cone de nuvens tocar o solo.
Tornados têm início após a formação de uma tempestade, causada pelo encontro em alta velocidade de ar quente e úmido com outra massa de ar frio e seco. No momento do impacto, as duas massas começam a girar. No centro da tempestade, surge um funil que toca o solo.
O outro caso ainda em análise é o ocorrido em Três de Maio (480 km de Porto Alegre) no dia 26. Casas foram destelhadas e árvores, arrancadas pela força do vento.
O perímetro que compreende o RS, SC, oeste do PR e norte de Argentina e Paraguai é a segunda área em incidência de tornados do mundo. Só perde para a planície central dos Estados Unidos.


Texto Anterior: Temporais continuarão a piorar, diz professor
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.