São Paulo, terça-feira, 05 de março de 2002

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Mortes por acidentes aumentaram, afirma IML

DA REPORTAGEM LOCAL

A quantidade de mortes por acidente de trânsito em São Paulo aumentou 8,4% nos primeiros 12 meses da administração Marta Suplicy (PT), de acordo com os registros do IML (Instituto Médico Legal): foram 894 casos em 2001, contra 825 no ano anterior.
As estatísticas do IML também apontam uma queda de 8,7% das mortes por atropelamento -de 692 para 632, mas não são consideradas oficiais pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a elaboração de sua política de segurança no trânsito.
Pelos registros do IML, esses resultados representariam uma alta de 0,6% das mortes no trânsito (de 1.517 para 1.526) e uma inversão na tendência de queda verificada na capital paulista.
Desde a implantação dos radares e das lombadas eletrônicas, em 1997, a quantidade de mortes em São Paulo já caiu mais de 30%. A única elevação, desde então, havia sido em 1999 -de 8%. Ela foi atribuída ao relaxamento das regras do Código de Trânsito Brasileiro, implantado um ano antes.
A CET também utiliza os registros do IML, mas apresenta uma tabulação diferente da divulgada oficialmente pelo órgão.
Mauricio Regio, assessor de segurança no trânsito da companhia, diz que a empresa fez um levantamento nos prédios do IML que aponta uma estimativa de 1.308 mortes no trânsito em 2001, uma queda de 11,7% em relação ao ano anterior.
Regio foi informado pela Folha sobre os números oficiais do IML e prometeu fazer uma nova análise do levantamento da CET.
"Estávamos trabalhando com os dados de queda até agora. Vamos fazer uma análise para saber os motivos da diferença", disse.
Segundo técnicos ouvidos pela reportagem, as diferenças das estatísticas divulgadas pela CET e pelo IML costumavam ser comuns, mas em escalas que não interferiam na análise dos resultados. Elas seriam motivadas principalmente por erros de preenchimento de dados e critérios sobre local de origem das vítimas.
No ano 2000, por exemplo, os dados do IML apontavam 1.517 mortes no trânsito, contra 1.481 da tabulação da CET -diferença de só 2,4%. O que chama a atenção para os dados de 2001, porém, é que essa diferença atinge 16,7%.
Os indicadores do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), que só registra as ocorrências do instante do acidente até que a vítima chegue ao pronto-socorro, apontam para a mesma tendência dos do IML -alta de 12% nas mortes por acidente.



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