São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara aprova o substituto do Provão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Câmara dos Deputados aprovou anteontem, em votação simbólica, o novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que vai substituir o Provão. O projeto segue agora para aprovação no Senado.
De acordo com o texto, o sistema vai avaliar as instituições, os cursos (incluindo corpo docente, instalações físicas e projetos pedagógicos) e os alunos.
Para avaliação dos estudantes, o Provão será substituído pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O exame passa a ser realizado pelos alunos do primeiro e do último ano, podendo ser feito por amostragem.
A decisão cabe ao Ministério da Educação, que vai regulamentar a lei por meio de portaria. Os alunos sorteados ficam obrigados a prestar o exame, a ser realizado no máximo a cada três anos, não mais anualmente.
Caberá ao MEC definir as áreas a serem avaliadas neste ano e nos seguintes. A avaliação do desempenho dos alunos no Enade será feita por meio de conceitos, distribuídos em uma escala com cinco níveis, definidos pelo ministério.
Os estudantes com melhor desempenho podem receber bolsas de estudo ou algum outro tipo de auxílio com objetivo semelhante.

Compromisso
O texto aprovado prevê que os cursos com resultado insatisfatório no exame terão de firmar um protocolo de compromisso com o ministério em que constará um diagnóstico das condições e metas a serem cumpridas.
As penalidades previstas para os que descumprirem o protocolo de compromisso são: 1) suspensão temporária do processo seletivo do curso, 2) cassação da autorização de funcionamento da instituição ou do reconhecimento do curso ou ainda advertência e 3) advertência, suspensão ou perda de mandato do dirigente responsável pela ação não-executada, no caso de instituições públicas de ensino superior.
Fica constituída ainda a Conaes (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior), um órgão colegiado para coordenar e supervisionar o sistema de avaliação. Terá representantes do MEC, das instituições e da sociedade.


Texto Anterior: Educação: Lula pede estatização de vagas em 15 dias
Próximo Texto: Panorâmica - Infância: Cinco fogem da Febem em Ribeirão Preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.