São Paulo, domingo, 05 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAUDÁVEL

DE BEM COM A VIDA
Otimismo reduz risco de morrer do coração
Os otimistas têm menos possibilidade de morrer de doenças cardíacas ou derrame cerebral do que os pessimistas, afirmam pesquisadores do Instituto Delfland de Saúde Mental, da Holanda. O estudo, envolvendo 545 homens, constatou que os mais otimistas têm metade das probabilidades de morrer de doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acreditam que isso provavelmente acontece porque os otimistas fazem mais exercícios e lidam melhor com a adversidade.

Palestra aborda meditação e seus efeitos no corpo
O médico cardiologista Georg Tuppy, de Araçatuba (SP), realizará no dia 14, às 20h, uma palestra gratuita que abordará a meditação e seus efeitos no organismo. Na palestra serão apresentadas as diferentes ações dos processo meditativos sobre os sistemas nervoso central e periférico, endócrino, imunológico e cardiovascular e seus efeitos sobre a saúde e doenças. Informações: 0/xx/18/3622-7053.


EUA aprovam adesivo que combate a depressão
O FDA (agência americana de controle de drogas e alimentos) aprovou a comercialização do primeiro adesivo contra a depressão. O medicamento só poderá ser administrado em adultos e pode se tornar uma alternativa para pessoas que não conseguem tomar comprimidos. Os principais efeitos colaterais são irritações cutâneas e confusão mental provocada por queda na pressão arterial. O efeito do calor ainda não foi avaliado.

USP faz evento para falar de psicose em São Paulo
O Instituto de Psiquiatria da USP realiza amanhã, das 9h às 12h30, o debate científico "A Fase Inicial das Psicoses: Pesquisas em Londres e São Paulo". O evento terá palestras do professor do Instituto de Psiquiatria de Londres Robin Murray, que falará sobre a psicose. O encontro é aberto ao público e gratuito e não há a necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo telefone: 0/xx/11/ 3069-6890.

Estudo diz que acupuntura pode prevenir enxaqueca
A acupuntura é tão eficaz para prevenir a enxaqueca quanto os remédios tradicionais, diz um estudo alemão publicado na revista ""Lancet Neurology". Os pesquisadores dividiram 900 pacientes em três grupos e os trataram com acupuntura, remédios tradicionais e acupuntura falsa. Quase a mesma proporção de pacientes em cada grupo viu a média de dias que sofriam com enxaqueca cair pela metade. Eles ressaltam que a decisão sobre o uso da acupuntura cabe ao médico.

Esteróides causam danos ao cérebro, diz pesquisa
Um estudo realizado pela Northeastern University, nos Estados Unidos, mostrou que a aplicação de esteróides em ratos provoca danos permanentes em seus cérebros. O estudo sugere que o mesmo pode ocorrer em humanos, embora a pesquisa não ligue diretamente o uso do produto a danos em cérebros humanos. Já se sabe que, em humanos, o uso de esteróides pode provocar alucinações, danos no fígado e alguns tipos de câncer.

ALIMENTAÇÃO
Editora lança livro sobre nutrição

A Artmed Editora lançou o livro "Guia de Nutrição Desportiva", escrito pela nutricionista norte-americana Nancy Clark. A terceira edição da obra chega ao Brasil para ensinar como a alimentação pode auxiliar a melhorar desempenho físico. Traz também 60 receitas rápidas e fáceis.

Quanto: R$ 76, em média. Onde: nas principais livrarias

MITO ou VERDADE?
Tomar remédio ajuda a emagrecer?
VERDADE.
Porém, se não houver uma reeducação nutricional associada ao tratamento medicamentoso, a pessoa corre o risco de emagrecer e voltar a engordar depois que parar de tomar o remédio. Assim que termina o efeito, a fome volta como era antes.


Texto Anterior: Plantão médico: Teste centenário segue importante
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Sociedade incivil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.