São Paulo, quarta-feira, 05 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça Federal decide suspender curso paralelo da USP em Bauru

EDMILSON ZANETTI
da Agência Folha,

em São José do Rio Preto A Justiça Federal suspendeu os cursos de especialização realizados em convênios entre a Faculdade de Odontologia da USP de Bauru e a Funbeo (Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos). Está proibida também a criação de novos cursos.
A medida é resultado de liminar concedida pelo juiz federal Heraldo Garcia Vitta, de Bauru (345 km de SP), em ação civil movida pelo Ministério Público Federal.
A USP poderá recorrer. O diretor da faculdade, Aymar Pavarini, promete se manifestar em nota oficial hoje. O presidente da Funbeo, Norberti Bernardinelli, não foi localizado pela reportagem.
Os cursos paralelos da USP são gerenciados por empresas dirigidas pelos professores. Cerca de 50 docentes têm vínculos formais com essas empresas.
Somente em 1988, passaram pela Funbeo R$ 2,459 milhões, valores pagos por alunos. Pelo convênio, a entidade fica com 15%. A faculdade recebe 10%, a título de aluguel do prédio. O restante vai para as empresas dos professores.
No despacho, o juiz aceitou argumentos do autor da ação, o procurador Pedro Antonio de Oliveira Machado, de que os cursos já eram ministrados, em convênio, mesmo antes da constituição oficial da Funbeo, em 1991.
O juiz assinala ainda que o convênio desrespeita normas do Conselho Federal de Odontologia. Alguns cursos não são reconhecidos pelo órgão. Outros não têm autorização do Conselho Nacional de Educação.
As investigações partiram de denúncias feitas pelo professor Aguinaldo Campos Júnior, cuja atuação como coordenador do Napio (Núcleo de Apoio a Pesquisas de Implante Odontológico) também é investigada em outra ação.


Texto Anterior: Conselho vai retomar análise de abertura de novos cursos
Próximo Texto: Narcotráfico: Testemunha é morta antes de falar à CPI
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.