UOL


São Paulo, sábado, 05 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quarentena à força é liberada nos EUA

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, deu permissão para as autoridades de saúde colocarem americanos com a pneumonia asiática em quarentena à força, se for necessário. Funcionários do governo disseram que não há planos para uso imediato da medida.
A doença, chamada de Sars (síndrome respiratória aguda severa), está se espalhando rapidamente pelo mundo.
Reportagem publicada ontem no jornal italiano "La Repubblica" levanta a hipótese de que a doença tenha surgido da manipulação do vírus H5N1, que ataca galinhas e perus no sul da China.
O microbiologista chinês Liu Janlun, que morreu em Hong Kong dia 4 de março, teria sido o primeiro portador do vírus. Ele pesquisava uma vacina para o H5N1 e teria se contaminado acidentalmente no laboratório. A informação não é confirmada pelo instituto em que ele trabalhava.
Ontem, a equipe da OMS que está na China começou a pesquisa para descobrir a origem da doença na Província de Guangdong, onde houve os primeiros casos.
Em Hong Kong, o temor do avanço da doença vem causando pânico entre a população. Funcionários do aeroporto local disseram que as companhias aéreas cancelaram 18% dos vôos após um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os viajantes evitem o território.
Na ex-colônia britânica, a quarentena já vem sendo usada para isolar um conjunto habitacional onde houve um grande número de casos. Cerca de 240 moradores do lugar já foram transferidos para campos de quarentena.

Coréia
Na Coréia do Sul, o governo emitiu uma ordem de busca para localizar as cerca de 200 pessoas que podem ter sido expostas à doença durante um vôo procedente da China.


Com as agências internacionais


Texto Anterior: Vigilância descarta doença em paciente
Próximo Texto: Mortes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.