UOL


São Paulo, sábado, 05 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vigilância descarta doença em paciente

DA REPORTAGEM LOCAL

Por precaução, continua internado em área isolada do Hospital São Paulo um homem com sintomas da pneumonia asiática. O desconhecimento da doença e a espera pelos resultados dos testes que definirão o diagnóstico do caso fizeram com que os médicos optassem por mantê-lo no local.
O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de SP descartou a possibilidade de o homem ter a doença. Segundo o diretor do órgão, Carlos Magno Fortaleza, o paciente não se enquadrou nos critérios estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para classificação de caso suspeito.
Pesa na decisão o fato de ele ter passado por países (Japão e Tailândia) onde há casos importados da doença, e não de transmissão -uma das "exigências" da OMS para caracterizar casos suspeitos.
Outros critérios utilizados pela OMS para definir caso suspeito de pneumonia asiática são febre elevada com tosse e dificuldade na respiração. O contato com pessoas que já estejam doentes também é levado em consideração.
O diretor clínico do hospital, Antonio Carlos Campos Pignatari, afirmou que o caso é suspeito, já que o paciente apresentou sintomas que podem estar relacionados à doença, e que ele permanecerá internado pelos próximos dias. "O que não quer dizer que com o passar dos dias não possamos descobrir que o paciente apresenta outra doença", disse.
A divergência, segundo Fortaleza, estaria no fato de a Vigilância Epidemiológica analisar o caso pelo ponto de vista "epidemiológico" e o hospital, pelo "clínico". O fato de o paciente continuar internado no hospital não contraria a Secretaria Estadual de Saúde.
Em três dias, deverão sair os resultados dos exames feitos pelo Hospital São Paulo. O Instituto Adolpho Lutz também fará exames para isolar o agente causador da doença.
(FL e PALOMA COTES)


Texto Anterior: Exame reforça possibilidade de pneumonia asiática
Próximo Texto: Quarentena à força é liberada nos EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.