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Anhangüera e Castello Branco terão novos acessos à marginal
Investimentos serão feitos por concessionárias mediante ampliação de contrato
DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"
O governo de São Paulo começou ontem as obras de três
novas alças de acesso da rodovia Anhangüera à marginal Tietê e anunciou que outras duas
serão feitas na chegada da Castello Branco à capital paulista.
Os investimentos ficarão a
cargo da AutoBAn e da ViaOeste, ambas ligadas ao grupo CCR
(Companhia de Concessões
Rodoviárias), sem licitação,
mediante a prorrogação de
seus contratos de concessão.
As obras na Anhangüera,
anunciadas pelo Estado no começo deste ano, totalizam R$
270 milhões e abrangem também outras intervenções na estrada, como a construção de
pistas marginais em trechos.
Elas foram inseridas nos
contratos da AutoBAn no final
do governo Cláudio Lembo
(DEM) -a concessão foi postergada em quase nove anos.
Uma das novas alças sairá direto da marginal para a Anhangüera, outra vai permitir acessos do bairro da Lapa à rodovia
e uma terceira ligará a estrada à
marginal, no sentido da Penha.
A conclusão de todas as intervenções na rodovia está prevista para 2010, mas a entrega
das pontes deve ser adiantada.
As novas alças na chegada da
Castello Branco foram anunciadas ontem pelo próprio governador José Serra (PSDB).
O secretário dos Transportes, Mauro Arce, disse que uma
delas vai ligar a pista marginal
da Castello Branco com a marginal Tietê. A segunda sairá da
estrada em direção à Ceagesp.
Arce disse que ainda está
acertando os detalhes com a
concessionária ViaOeste, mas
que essas obras também vão
começar ainda neste ano.
A prorrogação dos contratos
de concessão de rodovias nos
últimos dias da gestão Lembo,
com a inclusão de 317 obras viárias, como as da Anhangüera,
chegou a ser alvo de polêmica
no começo do governo Serra. O
tucano anunciou até uma reavaliação do que foi acertado.
A inclusão de uma parte dos
investimentos também é alvo
de algumas contestações jurídicas pela falta de concorrência. O governo sempre defendeu a medida sob a alegação de
que é prevista nos contratos.
As novas alças da Anhangüera e da Castello fazem parte de
um plano maior de intervenções na marginal Tietê, que incluem sua concessão à iniciativa privada e a construção futura de uma nova pista pedagiada.
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