São Paulo, domingo, 05 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expansão vai melhorar rede, afirma empresa

DA REPORTAGEM LOCAL

O Metrô diz que seu plano de expansão em andamento irá reduzir tanto a superlotação dos trens nos picos como a ociosidade de algumas estações.
O projeto do Estado abrange, por exemplo, a construção da linha 4-amarela (Luz-Vila Sônia) e os prolongamentos das linhas 2-verde (até a Vila Prudente) e 5-lilás (até Campo Belo), previstos para 2010, além da compra de 47 novos trens.
Segundo a gestão José Serra (PSDB), essas medidas aumentarão a oferta de lugares e reduzirão os intervalos entre os trens -atenuando a superlotação que subiu principalmente após a integração do bilhete único dos ônibus com a rede do metrô.
Wilmar Fratini, gerente de operações da companhia, diz que enquanto não ocorre a expansão da rede foram adotadas medidas para melhorar a situação das estações superlotadas, incluindo a contenção de passageiros nas catracas (para evitar tumulto nas plataformas) e a instalação de organizadores de embarque (metais para delimitar a fila de entrada nos vagões).
Ele afirma, que, apesar do aumento da demanda -da faixa de 1,7 milhão de entradas para 2,3 milhões por dia nos últimos dois anos-, foram mantidos os padrões de velocidade e demora das composições.
O Metrô diz que a quantidade de usuários em cada uma das 55 estações depende de fatores como localização, integração com outros modos de transporte e proximidade de pontos de interesse (hospitais e escolas, por exemplo).
Para Fratini, a ociosidade de estações como a da Vila das Belezas não significa falta de planejamento.
"Quando se faz um projeto, é preciso olhar para um futuro de dez, de 15 anos. Há rearranjos ao longo do tempo. A linha 5 hoje não está completa ainda. A rigor, não está conectada na rede", afirma.
O gerente de operações do Metrô diz que mais "importante é haver uma malha disponível", independentemente de algumas estações terem baixa demanda. (AI)


Texto Anterior: Vizinho de estação só usou metrô uma vez
Próximo Texto: Danuza Leão: A mania de mudar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.