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Ensino da matemática é analisado
da Reportagem Local
As dificuldades dos alunos de 8ª
série do 1º grau na aprendizagem
do conceito geométrico de semelhança de triângulos podem ser divididas em três níveis: o institucional, o de sala de aula e o individual.
Essa foi uma das conclusões da
dissertação de mestrado ``Um Estudo de Dificuldades para a Aquisição do Conceito Geométrico de
Semelhança de Triângulos por
Alunos de 8¦ Série do 1º Grau''.
A tese da pesquisadora Iraci Cazolatto Arnaldi, que é professora
do departamento de ciências exatas da Uniderp (Universidade para
o Desenvolvimento do Estado e da
Região do Pantanal), foi apresentada ao programa de mestrado em
educação da Universidade Federal
do Mato Grosso do Sul.
A pesquisadora estudou as dificuldades de aprendizagem de uma
turma de 32 alunos de uma escola
estadual de Campo Grande (MS).
A análise se baseou na observação dos alunos, de suas produções
e do ambiente escolar durante o
desenvolvimento das atividades.
No nível institucional, foi constatado que a escola vem sendo usada inadequadamente como um
centro de convivência de estudantes e que esse uso se sobrepõe à
função principal de educar.
``A instituição escolar nos parecia ter ali incorporado outras funções sociais, tais como as de lazer,
convívio social, refeitório e creche,
desvirtuando-se daquilo que seria
sua finalidade básica'', escreveu a
pesquisadora na conclusão da tese.
Na sala de aula, a falta de formação dos professores e sua consequente postura levam à adoção de
livros que são utilizados de maneira cômoda. No nível individual,
percebe-se que uma parte das dificuldades é relativa à linguagem
matemática dos alunos. A sua comunicação é inadequada para o
discurso formal da matemática.
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