São Paulo, segunda, 5 de maio de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ensino da matemática é analisado

da Reportagem Local

As dificuldades dos alunos de 8ª série do 1º grau na aprendizagem do conceito geométrico de semelhança de triângulos podem ser divididas em três níveis: o institucional, o de sala de aula e o individual.
Essa foi uma das conclusões da dissertação de mestrado ``Um Estudo de Dificuldades para a Aquisição do Conceito Geométrico de Semelhança de Triângulos por Alunos de 8¦ Série do 1º Grau''.
A tese da pesquisadora Iraci Cazolatto Arnaldi, que é professora do departamento de ciências exatas da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), foi apresentada ao programa de mestrado em educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
A pesquisadora estudou as dificuldades de aprendizagem de uma turma de 32 alunos de uma escola estadual de Campo Grande (MS).
A análise se baseou na observação dos alunos, de suas produções e do ambiente escolar durante o desenvolvimento das atividades.
No nível institucional, foi constatado que a escola vem sendo usada inadequadamente como um centro de convivência de estudantes e que esse uso se sobrepõe à função principal de educar.
``A instituição escolar nos parecia ter ali incorporado outras funções sociais, tais como as de lazer, convívio social, refeitório e creche, desvirtuando-se daquilo que seria sua finalidade básica'', escreveu a pesquisadora na conclusão da tese.
Na sala de aula, a falta de formação dos professores e sua consequente postura levam à adoção de livros que são utilizados de maneira cômoda. No nível individual, percebe-se que uma parte das dificuldades é relativa à linguagem matemática dos alunos. A sua comunicação é inadequada para o discurso formal da matemática.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã