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OPINIÃO
O método de Paulo Freire
SÉRGIO A. S. LEITE
Com a morte de Paulo Freire, o
Brasil perde, sem dúvida, o seu
educador mais expoente. Embora
tenha recebido prestígio e reconhecimento internacional na área
da alfabetização de adultos, não se
pode negar que sua obra é de fundamental importância para todos
os educadores que acreditam que a
Educação pode ser um instrumento de desenvolvimento da consciência crítica dos cidadãos.
É inegável que seu método de alfabetização tenha sido revisto e
ampliado, do ponto de vista pedagógico. Isso porque, nas últimas
duas décadas, as práticas de alfabetização sofreram grandes transformações, em função da evolução
dos próprios conceitos de leitura e
escrita e das contribuições das
áreas do conhecimento como a
linguística e a própria psicologia.
Como consequência de tais contribuições, as modernas propostas
de alfabetização têm enfatizado o
aspecto simbólico da escrita (a escrita como transmissão de idéias,
centrada no significado), bem como seus usos sociais. Nessa perspectiva, entende-se que o processo
de alfabetização passa a ter, como
ponto de chegada e de partida, o
próprio texto, entendido aqui não
somente como as obras dos grandes escritores, mas como todo trecho falado ou escrito que tenha
significado para quem produz e
para quem o lê ou ouve.
Apesar dessa dinâmica historicamente observada, o trabalho de
Paulo Freire na alfabetização destaca-se por inúmeras razões. Uma
delas é que, embora desenvolvida
há mais de 30 anos, numa época
em que o conhecimento na área
era bastante limitado, comparando-se com o momento atual, a
proposta inovou também em termos pedagógicos, principalmente
ao propor a prática pedagógica a
partir dos famosos temas geradores, por meio de palavras-chave
relacionadas com a vida concreta
dos alunos e potencialmente geradora da discussão crítica.
Além disso, a proposta de Paulo
Freire foi exemplar ao introduzir a
relação dialógica como instrumento central no trabalho pedagógico, numa época em que ainda
predominava uma educação bancária, segundo palavras do próprio
autor. Mas o que torna o método
de Paulo Freire uma proposta ainda inovadora, é o seu compromisso político ao assumir a ação educacional como um instrumento
direcionado ao desenvolvimento
da formação crítica do aluno.
O conceito de conscientização,
central em sua obra, bem como o
processo como as práticas pedagógicas podem atuar no sentido de
possibilitar ao aluno avançar de
um nível ingênuo para um nível de
consciência política maduro, fizeram de Paulo Freire o grande educador reconhecido no mundo.
É por tais razões que as idéias sobre conscientização/alfabetização
de Paulo Freire também são de
grande importância para os professores de matemática, ciências,
geografia, história, artes etc. Enfim, importantes para todos os
educadores comprometidos com a
formação crítica de seus alunos.
Sérgio Antônio da Silva Leite, 50, é professor
no Departamento de Psicologia Educacional da
Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
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