São Paulo, Sábado, 05 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos descarta dois dos quatro casos de mortes desconhecidas

FABIANA PEREIRA
da Agência Folha

Resultados de exames feitos no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, levaram a Secretaria da Saúde de Santos a descartar a hipótese de "causa desconhecida" para duas das quatro mortes em que os pacientes tinham sintomas semelhantes -icterícia (pele amarelada), febre, hemorragia interna e insuficiências renal e hepática.
Segundo o secretário da Saúde de Santos, Edmon Atik, a análise mostra que Maria Estela Gaspar de Oliveira, 55, morreu vítima de pielonefrite aguda, ou seja, uma inflamação no ureter (canal que conduz a urina à bexiga) e nos rins, broncopneumonia e alterações no baço com hemorragia. A origem da inflamação é bacteriana.
O segundo caso descartado é o de Edson Salvador, 24, que está internado desde segunda-feira na UTI do Hospital Estadual Guilherme Álvaro. Seu diagnóstico é de hepatite B, segundo o secretário da Saúde. Na tarde de ontem, o paciente estava em coma, com insuficiência renal e respiratória, evoluindo para um quadro de septicemia (infecção generalizada).
A secretaria espera o resultado da causa da morte de Aparecida Pereira Maia, 33. A quarta pessoa com morte por causa desconhecida foi de Leonardo Alcântara da Silva, 11. A família não autorizou a necropsia, o que impossibilita a determinação da causa da morte.


Texto Anterior: Greve faz pacientes de Campinas "migrarem" para outras cidades
Próximo Texto: Fortaleza tira dúvidas sobre língua portuguesa por telefone
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.