São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

Cinco prefeituras se destacam em prêmio da Abrinq

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente reconheceu na semana passada, com o Selo Prefeito Amigo da Criança, 126 municípios de todo o Brasil que se empenharam em implementar ações nas áreas de saúde, educação e assistência social, em favor da infância e da adolescência, durante a gestão 2001-2004, melhorando suas condições de vida.
Cinco gestões se destacaram, considerando-se o esforço realizado, a partir do porte e da capacidade do município em otimizar seus recursos e equipamentos -Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Santo André (SP), Timon (MA) e Uruará (PA).
Do conjunto dos 126 municípios premiados, quatro são da região Centro-Oeste, 30 do Nordeste, seis da região Norte, 58 da Sudeste e 28 do Sul. Juntas, as cidades concentram 12,4 milhões de crianças e jovens de zero a 19 anos. Entre eles, dez são capitais.
O prefeito João Avamileno (PT), de Santo André, foi um dos cinco que receberam distinção especial. Um dos dados que chamaram a atenção dos organizadores diz respeito ao fato de que, das 215 mil crianças e jovens até 19 anos que vivem no município, cerca de 210 mil são atendidos nos programas existentes na cidade.
A concessão do selo da Fundação Abrinq é resultado de um processo de acompanhamento e de avaliação de 1.542 gestões municipais que se inscreveram no programa no início do mandato, em 2001, e passaram por três fases de seleção pelo preenchimento do Mapa da Criança e do Adolescente em 2001, 2002 e 2003.
Finalmente, o Mapa 2003, preenchido por 188 municípios, avaliou o conjunto das políticas públicas de proteção a crianças e adolescentes, a partir da dotação orçamentária e dos resultados.
Para o diretor-presidente da Fundação Abrinq, Rubens Naves, "essa terceira etapa do selo indica o esforço dos municípios em implementar uma política voltada para a criança e o adolescente".
Naves concluiu que os "resultados evidentes indicam melhoria nas condições de vida deste segmento da população, apesar das dificuldades que muitas gestões -especialmente em municípios pequenos onde é notória a escassez de recursos- enfrentaram".


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Objetivo é estimular iniciativas municipais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.