|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MEIO AMBIENTE
Multa em corredor exige vistoria; secretário quer seguir veículos para poder autuar
Rodízio desiste de parar caminhão
ROGERIO SCHLEGEL
da Reportagem Local
O secretário do Meio Ambiente,
Fábio Feldmann, descartou ontem
a possibilidade de parar para multar caminhões que rodem em marginais e outras vias do corredor especial para veículos de carga.
Pelas regras do rodízio, só estão
liberados no corredor caminhões
que tenham carga com origem e
destino fora da área da operação
-São Paulo e outros nove municípios da região metropolitana.
Caminhões que partam ou cheguem a uma dessas cidades têm
que respeitar a operação, deixando de circular no dia em que seu
final estiver proibido. Ocorre que
não há como multar infratores
sem verificar, na nota fiscal, a origem e destino das mercadorias.
Desde o início do rodízio, os organizadores da operação disseram
pretender montar blitze conjuntas
com o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) para fazer
essa fiscalização.
"Não vamos parar caminhões.
O que faremos é segui-los para ver
se deixam o corredor especial e entram na área de restrição", afirmou ontem Feldmann, sugerindo
que, só nessa hipótese, os infratores seriam multados.
Os coordenadores do rodízio admitiram ontem que, entre os caminhões, a obediência é menor no
corredor especial do que em outras áreas da cidade.
Segundo o gerente de qualidade
ambiental da Cetesb (agência ambiental paulista), Cláudio Alonso,
contagem ainda não oficial apontou respeito próximo de 60% nessas vias. Contagem feita fora do
corredor mostrou obediência de
75%, na média de semana que acabou ontem.
O sindicato das empresas de carga estima que só nas marginais
passem 100 mil caminhões -quase um terço dos que circulam por
São Paulo- por dia. Esse número
inclui caminhões de outros Estados e de cidades fora da área do
rodízio, que estão dispensados de
respeitar a restrição de circular.
Feldmann considerou superadas
as "dificuldades iniciais" do rodízio. Questionado sobre a dificuldade em fiscalizar parte dos caminhões, afirmou que a questão é
"importante, mas não prioritária" no começo da operação.
Novo recorde
As multas de quinta-feira, divulgadas ontem, representaram novo
recorde do rodízio deste ano. Foram 14.054 autuações. A obediência entre os carros foi ontem de
96,3% (79,2% para caminhões).
Das 22 estações medidoras da
Grande São Paulo, 18 tiveram qualidade do ar regular e uma, boa;
três não transmitiram dados.
São Paulo teve ontem o pior
trânsito de toda a semana. Pela
manhã, a lentidão atingiu 33 quilômetros de extensão, segundo a
CET. À tarde, o pico atingiu 97
quilômetros.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|