São Paulo, sábado, 5 de julho de 1997.



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MEIO AMBIENTE
Multa em corredor exige vistoria; secretário quer seguir veículos para poder autuar
Rodízio desiste de parar caminhão

ROGERIO SCHLEGEL
da Reportagem Local

O secretário do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, descartou ontem a possibilidade de parar para multar caminhões que rodem em marginais e outras vias do corredor especial para veículos de carga.
Pelas regras do rodízio, só estão liberados no corredor caminhões que tenham carga com origem e destino fora da área da operação -São Paulo e outros nove municípios da região metropolitana.
Caminhões que partam ou cheguem a uma dessas cidades têm que respeitar a operação, deixando de circular no dia em que seu final estiver proibido. Ocorre que não há como multar infratores sem verificar, na nota fiscal, a origem e destino das mercadorias.
Desde o início do rodízio, os organizadores da operação disseram pretender montar blitze conjuntas com o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) para fazer essa fiscalização.
"Não vamos parar caminhões. O que faremos é segui-los para ver se deixam o corredor especial e entram na área de restrição", afirmou ontem Feldmann, sugerindo que, só nessa hipótese, os infratores seriam multados.
Os coordenadores do rodízio admitiram ontem que, entre os caminhões, a obediência é menor no corredor especial do que em outras áreas da cidade.
Segundo o gerente de qualidade ambiental da Cetesb (agência ambiental paulista), Cláudio Alonso, contagem ainda não oficial apontou respeito próximo de 60% nessas vias. Contagem feita fora do corredor mostrou obediência de 75%, na média de semana que acabou ontem.
O sindicato das empresas de carga estima que só nas marginais passem 100 mil caminhões -quase um terço dos que circulam por São Paulo- por dia. Esse número inclui caminhões de outros Estados e de cidades fora da área do rodízio, que estão dispensados de respeitar a restrição de circular.
Feldmann considerou superadas as "dificuldades iniciais" do rodízio. Questionado sobre a dificuldade em fiscalizar parte dos caminhões, afirmou que a questão é "importante, mas não prioritária" no começo da operação.
Novo recorde
As multas de quinta-feira, divulgadas ontem, representaram novo recorde do rodízio deste ano. Foram 14.054 autuações. A obediência entre os carros foi ontem de 96,3% (79,2% para caminhões).
Das 22 estações medidoras da Grande São Paulo, 18 tiveram qualidade do ar regular e uma, boa; três não transmitiram dados.
São Paulo teve ontem o pior trânsito de toda a semana. Pela manhã, a lentidão atingiu 33 quilômetros de extensão, segundo a CET. À tarde, o pico atingiu 97 quilômetros.



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