São Paulo, Segunda-feira, 05 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filosofia para criança é tema de congresso

MIRNA FEITOZA
da Redação

Cerca de mil educadores, filósofos e psicólogos de mais de 30 países estão participando desde ontem, em Brasília, do Congresso Internacional de Filosofia com Crianças e Jovens, que acontece até sexta no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O tema principal do encontro são os 30 anos do programa "Filosofia para Crianças", criado pelo professor Matthew Lipman, da Universidade Estadual de Montclair (Nova Jersey, EUA).
Para melhorar o desempenho intelectual e emocional de seus alunos, Lipman escreveu romances em que os personagens propunham a discussão de problemas da filosofia a partir de experiências comuns ao repertório da criança.
As novelas transformaram-se em um programa que inclui manuais para professores e textos teóricos de apoio. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico e criativo da criança desde a pré-escola.
No Brasil, 300 mil alunos e 12 mil professores trabalham com o método em mais de 500 escolas, o que faz do país um dos líderes no ensino de filosofia para crianças.
A programação do congresso -organizado pelo Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com Crianças e pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- inclui aula de filosofia em escolas públicas de Brasília.


Texto Anterior: Itaú lança "caixas de cultura"
Próximo Texto: SP viveu dias de Kosovo há 75 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.