São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Os relógios deverão ser adiantados em uma hora no Sul, no Sudeste, no Centro Oeste e no DF; medida vai durar 110 dias

Horário de verão começa em 2 de novembro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O horário de verão começa no dia 2 de novembro -terça-feira, feriado do Dia de Finados. Nesse dia, os relógios terão de ser adiantados em uma hora em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. A medida terá duração de 110 dias (nove dias a menos do que a versão 2003/2004), terminando em 20 de fevereiro.
Normalmente, o horário de verão começa em outubro. Neste ano, por causa das eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pediu ao Ministério de Minas e Energia que a entrada em vigor da medida fosse adiada para após o segundo turno, no dia 31 deste mês. Nas eleições de 2002, também houve adiamento do início do horário de verão.
Segundo o governo, a medida é necessária para melhorar a segurança do sistema elétrico e com ela elimina-se o risco de sobrecarga no horário de maior consumo (19h às 22h). Dessa forma, na opinião do governo, há redução do risco de blecautes localizados.
Outro objetivo é reduzir a quantidade de energia gerada por usinas termelétricas -que são acionadas quando a demanda por energia é muito grande e não pode ser suprida só pela energia gerada pelas hidrelétricas. A energia das termelétricas é mais cara.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Segurança: Polícia faz retratos falados de suspeitos pelo carro-bomba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.