São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Inspeção deve ser periódica, diz engenheiro

DE SÃO PAULO

O surgimento de fissuras em estruturas de concreto é algo normal, mas que pode ser corrigido e ter seus impactos amenizados se houver inspeções e manutenções periódicas.
Essa é a opinião de Roberto Kochen, diretor do Instituto de Engenharia.
"Com o tempo, ela vai se degradando, apresentando deformações, o concreto abre trincas e fissuras. Por elas pode passar água, ocorrer carbonatação [estalactite formada por infiltrações]", afirma.
Ele diz que obras subterrâneas precisam de menos manutenção (a cada 20 ou 30 anos) do que as de superfície (cinco a dez).
Se houver inspeções periódicas (de preferência, a cada seis meses) e as manutenções forem corretas, não há risco à segurança.
"O que pode ocorrer é que, se não houver manutenção, essas condições de degradação vão se ampliando. Aí você passa a ter um problema, pode afetar a estabilidade, a segurança da instalação."


Texto Anterior: Fissuras atingem 17 km da rede do metrô
Próximo Texto: Aberta há 15 dias, Tamanduateí já tem goteiras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.