São Paulo, Sexta-feira, 05 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CENAS DE "CLUBE DA LUTA"

4min - O narrador sem nome (Edward Norton) sofre de insônia. Por curiosidade, acaba num grupo de auto-ajuda para vítimas de doenças fatais. Fingindo-se de doente, pode se abrir, chorar e dormir como "uma criança". Conhece Marla (Helena Bonham-Carter), que também é sadia e gosta de ir aos encontros.

22min - Em uma viagem a negócios, conhece Durden Tyler (Brad Pitt), um fabricante e vendedor de sabão. Tyler pede um soco na cara. "Não quero morrer sem cicatrizes", diz. O narrador dá o soco, Tyler revida. Ao final, fumam um cigarro.

46min - Fazem de novo e de novo. Outros homens vão se juntando aos dois. A violência física aumenta. Em uma luta, a cabeça do narrador é batida várias vezes no chão. O narrador sonha estar transando com Marla. Quando acorda, descobre que ela estava transando com Tyler.

1h01min - Tyler e o narrador vasculham o lixo de uma clínica de lipoaspiração em busca de gordura humana. Com ela, produzem sabonete.

1h05min - O chefe do narrador encontra um papel sobre o Clube da Luta no trabalho. Questionado, o narrador responde: "Cuidado! porque o psicopata que escreveu isso pode pirar e invadir essas salas com sua AR-10 e matar seus colegas de trabalho".

1h13min - Numa luta, Tyler é violentamente espancado e gargalha. Os membros do clube passam a venerá-lo. Ele passa a dar tarefas a todos, como começar brigas com estranhos nas ruas e perder de propósito.

1h25min - Com imagem tremida, Tyler olha para a câmera e diz ao espectador: "Vocês são as bostas vivas do mundo".

1h37min - O auge da violência acontece quando o narrador espanca até desfigurar um dos homens da Caos, enquanto pensa: "Queria matar pandas, despejar óleo nas praias, respirar fumaça, destruir algo bonito".

1h53min - O narrador se dá conta que tem duas personalidades. Quando brigava com Tyler, estava socando a si mesmo.

2h18min - O narrador enfia a arma na boca, atira e não morre -o tiro sai pelo canto da cara. Ao final, de mãos dadas com Marla, assiste à explosão de prédios arquitetada por Tyler.


Texto Anterior: Já quiseram proibir "Chapeuzinho Vermelho" por ser violento demais
Próximo Texto: Diretor não pretendia discutir moral
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.