São Paulo, terça-feira, 05 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dona-de-casa pega doença 5 vezes

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Novo Milênio é o nome da comunidade onde mora há seis anos Ivanilda de Souza Ferreira, 40, detentora de um triste título dado pelos agentes da Funasa. Ela é a campeã na sua casa, onde moram nove pessoas, em notificações positivas de malária. Já contraiu cinco vezes e está em tratamento.
Seu marido, o desempregado Antônio Marques de Oliveira, 52, já pegou malária três vezes. Os filhos David, 22, Vanessa, 9, e o enteado Antônio, 28, duas. Os netos Emily, 2, e Edson, 4, uma vez cada.
"Quando um pega [a malária], passa para o outro porque o mosquito vai ferrando um e outro", disse Ivanilda, que só toma remédio quando recebe dos agentes.
A incidência de malária na comunidade Novo Milênio, uma área de floresta fechada invadida e transformada em favela no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus, é tão alta que os agentes coletam o sangue dos pacientes na própria casa.
Na Novo Milênio não tem posto de saúde nem hospital público. "O hospital mais perto fica a uma hora de ônibus", diz Ferreira.


Texto Anterior: Doença crescerá 19%, diz médico
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.