São Paulo, sexta, 5 de dezembro de 1997.



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'Não basta só campanha'

do enviado especial

O consultor de trânsito Cees Wildervanck, da empresa holandesa Paauwen Penproducten, disse que as campanhas publicitárias de conscientização para os perigos do trânsito só produzem bons resultados se, ao lado desse tipo de medida, forem também implementadas ações práticas visando coibir os abusos dos motoristas nas ruas.
Se usadas como um instrumento isolado para diminuir os acidentes de trânsito, as campanhas acabam não alcançando grandes resultados, disse.
Por isso, ele defendeu a adoção de campanhas publicitárias casadas com ações concretas que reforcem a vigilância no trânsito.
Se, por exemplo, as autoridades de um lugar perceberem que, apesar de ser obrigatório por lei, o uso de cinto de segurança estiver em níveis baixos, Wildervanck sugeriu que se faça uma campanha publicitária alertando a população de que usar cinto é bom e que quem não fizer isso será multado pela polícia.
"Depois da campanha, a polícia deve promover batidas", disse. (MP)



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