São Paulo, sexta, 5 de dezembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA
Conjunto tombado pela Unesco é composto de casarões coloniais dos séculos 18 e 19
São Luís vira patrimônio da humanidade

da Agência Folha

O centro histórico da cidade de São Luís (Maranhão) foi escolhido ontem como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. O anúncio foi feito na cidade italiana de Nápoles.
A Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) tombou, além do centro histórico da capital maranhense, outros quatro monumentos latino-americanos.
O senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), a governadora Roseana Sarney (PFL) e o prefeito de São Luís, Jackson Lago (PDT), assistiram à solenidade em que São Luís foi premiada.
São Luís tem cerca de 4.000 imóveis tombados como patrimônio histórico da União (desde 1955) e do governo do Estado (desde 1986). São casarões coloniais dos séculos 18 e 19, exemplares da arquitetura portuguesa. Foram erguidos com pedras de cantaria (espécie de mármore), barro e cal. Expõem em sua fachada exemplos de azulejos portugueses.
Atualmente, o centro histórico de São Luís abriga residências e comércio.
Segundo o arquiteto Frederico Burnett, 49, é o maior conjunto de prédios tombados de todo o país.
Apesar de determinada por leis estaduais, a conservação dos prédios é difícil, principalmente em razão dos elevados custos.
A área tombada ontem pela Unesco tem 60 hectares e é o núcleo mais antigo da expansão urbana de São Luís. A planta foi projetada em 1615 pelo engenheiro Francisco de Frias Mesquita.
Na década de 80, o governo maranhense reformou cerca de 200 casarões no bairro Praia Grande, no chamado Projeto Reviver.
Neste ano, foram investidos cerca de US$ 52 milhões na conservação do centro histórico, segundo o secretário da Cultura, Eliézer Moreira Filho, 62.
Várias festas promovidas pelo governo do Estado e a Prefeitura de São Luís estão sendo programadas para comemorar o tombamento.
"As comemorações vão se estender até o dia 28. Nossa idéia é que as programações culturais sejam permanentes", disse o secretário municipal das Comunicações, Aldionor Salgado.
Além do centro histórico de São Luís, há outros oito monumentos tombados pela Unesco no Brasil, entre eles Ouro Preto (MG), Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG), o Pelourinho, em Salvador (BA), e São Miguel das Missões (RS).
Outros premiados
Os outros locais latino-americanos considerados ontem patrimônio histórico pela Unesco foram o Parque Nacional da Ilha Cocos, na Costa Rica, o Hospício Cabanas de Guadalajara, no México, o distrito histórico do Panamá e o Castelo São Pedro da Rocha, de Santiago de Cuba.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.