São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2006

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Governo quer limitar anúncios de cerveja

FABIANE LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de um ano após propor novo regulamento para a propaganda de bebidas alcoólicas e abrir consulta pública à sociedade civil, o governo federal apresentou ontem um texto que prevê a proibição de anúncios de cerveja entre as 8h e as 20h. Hoje o anúncio desse tipo de bebida é permitido em qualquer horário.
Como não houve consenso sobre a nova regra durante a audiência pública em Brasília, a decisão ficou a cargo da diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão promete resposta antes do fim do ano.
Mensagens sobre o perigo do abuso do álcool foram remodeladas durante a audiência.
O texto, porém, foi duramente criticado por entidades que defendem o banimento da propaganda de álcool, a exemplo do que foi feito com o cigarro. O grupo diz que resoluções da Anvisa não terão força, serão contestadas pelas empresas de bebidas e que a indústria da propaganda achará meios de contornar as regras.
Uma das principais propostas do governo Lula para a área de saúde em 2003 era atacar o consumo abusivo de álcool.


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