São Paulo, sábado, 06 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança vai eliminar 20 mil processos/mês

DA REPORTAGEM LOCAL

No Estado de São Paulo, a reforma na legislação vai eliminar das varas de família cerca de 20 mil dos 50 mil processos ajuizados por mês, prevê o juiz assessor da presidência do Tribunal de Justiça, Luíz Francisco Aguilar Cortez.
Há 12 varas de família na capital paulista e outras especializadas nas maiores cidades do interior e da Grande São Paulo, como Campinas e Guarulhos.
Nas cidades menores, a transferência dos processos para os cartórios deve ter um efeito ainda mais positivo, pois há juízes que acumulam casos de família com outras demandas cíveis e casos criminais, de maior complexidade.
""Ganha a sociedade, porque os procedimentos serão mais simples e rápidos e o juiz terá mais tempo livre para acelerar outros processos", disse.
Cortez afirmou que o Tribunal de Justiça ainda vai avaliar o impacto da medida antes de decidir se será possível deslocar os juízes das varas de família para outros setores.
A Justiça paulista é considerada a mais carregada em processos do país.
Em novembro foram protocolados 725,6 mil processos, incluindo as áreas cível, criminal, infância e juventude, execução fiscal e juizados cíveis e criminais. No mesmo mês, foram julgados 139,7 mil processos. Com isso, o número de processos em andamento no Estado atingiu 15,7 milhões. (JEC)

Texto Anterior: Cartórios podem ter dificuldades para se adaptar à nova lei, afirma advogado
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.