UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Extração voltará, dizem garimpeiros

DA FOLHA RIBEIRÃO

Mesmo com a convicção das autoridades de que a operação encerrada ontem pode ser definitiva, os garimpeiros dizem acreditar que essa pode ser mais uma tentativa infrutífera de conter a extração e que, em breve, irão retornar ao trabalho.
"Vamos esperar para ver o que vai acontecer. O homem [João de Deus Braga] é forte, tem o dinheiro e a influência", diz o garimpeiro Joaquim Severino de Souza. Segundo ele, o pagamento da multa de R$ 1.500 que recebeu também seria solucionado por Braga.
Ainda de acordo com Souza, já virou rotina ele ter de sair de um garimpo por causa de fiscalização, mas ele acaba voltando para o mesmo local. "Nossa vida é pior do que a de cigano. Eles nos tiram de cá, nós vamos para lá. Eles nos tiram de lá, voltamos para cá."
Outro que dizia que não iria deixar o local até uma definição era Izaias Pereira de Souza, que também acreditava no poder de Braga. "Vamos esperar. Quem sabe eles não conseguem resolver isso? Parece que falta pouco."
No garimpo e nos ranchos próximos à área, o deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB-MG) é apontado como a pessoa que daria suporte ao empresário João de Deus Braga. Rodrigues nega e diz que só arrumou uma audiência entre a presidência do Ibama e garimpeiros para debater o impasse.


Texto Anterior: Ibama estuda a anulação de licença
Próximo Texto: Panorâmica - Motoristas fazem greve em BH por aumento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.