São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EDUCAÇÃO

Conselho Nacional de Saúde recomenda a governo manter veto a novos cursos
O Conselho Nacional de Saúde recomendou ao governo que mantenha suspensa a autorização de novos cursos de graduação na área de saúde, incluindo medicina, por mais 60 dias. A medida começou a vigorar no segundo semestre de 2003 e deveria ter terminado em janeiro.
O objetivo é obter mais prazo para que o grupo de trabalho criado para definir normas de regulação do setor apresente uma proposta de regras para a abertura de vagas. A primeira etapa do trabalho será entregue no início do próximo mês.
Além da mudança para a abertura de cursos, os exames de admissão e os currículos de residência médica serão modificados. Segundo o novo secretário-executivo da Comissão Nacional de Residência Médica, Antônio Carlos Lopes, a prova terá de avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno nos seis anos de graduação.
"Os cursos estão lamentavelmente péssimos. Dificilmente um formando tem condição de exercer a medicina", diz Lopes.
A recomendação feita aos ministérios da Educação e da Saúde foi publicada nesta semana no "Diário Oficial" da União e deve ser acatada pelas pastas.
Desde o ano passado, estão suspensas as autorizações tanto para a abertura de instituições como de 14 tipos de cursos.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Maresias não tem coleta de esgoto
Próximo Texto: Diplomacia: Para embaixador, brasileiro é humilhado ao tentar viajar para os EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.