São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Para embaixador, brasileiro é humilhado ao tentar viajar para os EUA
O futuro embaixador do Brasil em Washington, Roberto Abdenur, disse ontem que os brasileiros estão sendo "humilhados" e "maltratados" ao terem de ser identificados em viagens aos EUA e ao tentarem obter um visto para entrar naquele país.
Segundo ele, os brasileiros têm uma "forte" identidade cultural com os EUA. "E justamente porque gostamos desse país, ficamos irritados quando nos sentimos humilhados."
"Isso exagera todo um sentimento [de antiamericanismo] no Brasil", disse ele, que tomará posse em abril.
Desde o início do ano, os EUA adotaram um novo processo de identificação de turistas, pelo qual os viajantes de alguns países são fotografados e têm suas impressões digitais registradas.
O governo daquele país alega que as medidas -válidas especialmente para países da Ásia, Oriente Médio, África e América Latina- são uma forma de se proteger contra o terrorismo.
Para Abdenur, o "ideal" seria extingüir a necessidade de visto para viajar para os EUA e vice-versa. Disse ainda que a preocupação dos EUA com o terrorismo é legítima, mas não justifica as exigências.
Procurada para comentar as declarações, a assessoria de imprensa da Embaixada dos EUA no Brasil não quis se pronunciar. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Panorâmica - Educação: Conselho Nacional de Saúde recomenda a governo manter veto a novos cursos
Próximo Texto: Altamira: Juíza manda quebrar sigilo bancário de júri
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.