São Paulo, sábado, 06 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prouni exige ao menos 400 pontos no Enem

Inscrições para programa federal de bolsas de estudo vão de hoje até sábado; em março, deve haver nova etapa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os alunos que querem se candidatar ao Prouni deverão ter uma nota mínima de 400 pontos no Enem, considerando-se a média de todas as provas. As inscrições começam hoje e vão até sábado. Em março, deve ser aberta uma nova etapa com as vagas que sobrarem.
O programa federal oferece bolsas a estudantes carentes em instituições privadas. Em tese, essa média permite que se candidate quem não conseguiria, com o mesmo desempenho no Enem, obter diploma de ensino médio após curso supletivo.
Isso porque anteontem o Inep (instituto ligado ao Ministério da Educação) divulgou que o aluno com mais de 18 anos que quiser obter o diploma de ensino médio precisaria tirar ao menos 400 pontos em cada prova, incluindo a redação.
Esse seria o patamar a partir do qual seria possível dizer que o aluno atingiu satisfatoriamente o nível esperado.
No Prouni, será possível a um aluno se candidatar se atingir, por exemplo, 500 pontos em português e 300 em matemática, pois a média ficaria em 400.
A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, afirma que a pasta decidiu que a pontuação mínima seria a média entre todas as provas porque a nota do Prouni sempre foi calculada dessa forma. Diz ainda que, devido à concorrência, o desempenho dos selecionados acaba sendo superior ao mínimo estabelecido.
Para este semestre, serão 165 mil bolsas, 86 mil integrais e 69 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
Conforme a secretária, só 10% dos alunos que fizeram o Enem não estão aptos a se inscreverem por causa da nota, o que corresponde a 240 mil. Se fosse usado o mesmo critério de certificação do ensino médio, ao menos 14,7% estariam reprovados na prova de ciências humanas e 14,3% na de matemática.
Para tentar o Prouni, é preciso ter, além da nota mínima, renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 1.530) e ter feito todo o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral.


Texto Anterior: Alayde Patarra de Arruda Camargo (1905-2010)
Próximo Texto: Sisu: MEC deve abrir seleção via Enem parar cursos do 2º semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.