São Paulo, Sábado, 06 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE
Um total de 55 vôos foi desviado para quatro aeroportos do país; mais de 3.000 pessoas foram prejudicadas
Passageiros esperam seis horas por vôo

Campinas e da Agência Folha

Os problemas no Aeroporto Internacional de Guarulhos causaram reflexos em pelo menos outros quatro aeroportos que receberam vôos desviados de Cumbica durante sua interdição. A espera chegou a seis horas em Campinas.
Mais de 3.000 passageiros foram prejudicados -tanto por estar dentro dos aviões desviados quanto por ter de esperar vôos que acabaram adiados ou cancelados.
Embora os aeroportos afetados registrem 55 vôos desviados de Cumbica, a Infraero de Guarulhos confirma apenas 28.
A espera foi longa e incômoda. "Demorou muito para sairmos do avião. Até as refeições de bordo acabaram", criticou o professor Antônio Dias, 53, acompanhado da mulher, Leila Dias, 42.
O casal embarcou no vôo 930 da Varig em Salvador, às 18h50 de quinta. Chegaram ao Rio à 1h30 de ontem, depois de sobrevoar Guarulhos e descer em BH. De manhã, ainda no aeroporto, decidiram cancelar a viagem a São Paulo.
A demora no desembarque no Galeão dos 22 vôos desviados de Cumbica foi provocada pela falta de escadas e ônibus para o transporte entre a pista e o saguão.
As empresas aéreas não conseguiram acomodar todos os passageiros em hotéis ou fornecer refeições. Segundo a Varig, o problema ocorreu pela falta de vagas na rede hoteleira, devido à alta temporada. O resultado foi que dezenas de pessoas dormiram em cadeiras.
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (região metropolitana de BH), recebeu cinco vôos cujo destino era Cumbica -três da Varig, um da Transbrasil e um da Passaredo. Cerca de 700 passageiros estavam nesses vôos e tiveram que aguardar nas salas de espera do aeroporto até nova decolagem.
O tempo médio de espera foi de 2h45. No pior caso, passageiros da Passaredo esperaram quase cinco horas para decolar novamente.
Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), houve ainda o cancelamento de três vôos no aeroporto.
No Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), dois vôos foram cancelados, dois tiveram que voltar e duas aeronaves que seguiam de Buenos Aires para São Paulo tiveram de pousar no local.
Os atrasos, segundo a Infraero, variaram de 1h10 a 2h20.
Mas foi Viracopos, em Campinas (99 km de SP), que recebeu o maior número de vôos que iam para Cumbica -26, sendo três da Varig, oito da TAM, quatro da Vasp, três da Aero-Sul, três da Transbrasil, um da LAP e quatro da Itapemirim.
Pelo menos 250 passageiros tiveram que esperar cerca de seis horas para liberação das aeronaves.


(LEONARDO FEIJÓ, MAURÍCIO SIMIONATO, RANIER BRAGON)




Texto Anterior: Protesto pára a Dutra e causa 28 km de congestionamento
Próximo Texto: Canadense troca hotel por aeroporto
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.