São Paulo, terça-feira, 06 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEGISLATIVO

Ex-prefeitos de São Paulo são convocados pelos vereadores para depor

Maluf e Pitta vão explicar dívida a CPI

DA REPORTAGEM LOCAL

Os ex-prefeitos Paulo Maluf (PPB) e Celso Pitta (PTN) terão de dar explicações aos vereadores paulistanos sobre a dívida do município, que chega hoje a R$ 18,2 bilhões -equivalente a mais de dois Orçamentos anuais da Prefeitura de São Paulo.
Vereadores da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Dívida do Município aprovaram a convocação dos dois ex-prefeitos para o próximo mês. Segundo a presidente da CPI, Anna Martins (PC do B), foi nas gestões de Maluf e Pitta em que se registrou o maior crescimento da dívida.
Pitta será ouvido em 16 de abril, para falar sobre o período em que foi secretário das Finanças de Maluf, e em 30 de abril, para explicar sua gestão como prefeito. Maluf irá depor no dia 23 de abril.
Conforme dados da CPI, a dívida cresceu 12% no governo da ex-prefeita Luiza Erundina (1989-1992). Mas na gestão de Maluf (1993-1996), o aumento foi de 114%. Já no governo Pitta (1997-2000), o crescimento foi de 92%.
A CPI vai investigar também obras que podem ser responsáveis pelo crescimento do endividamento, como a construção do túnel Ayrton Senna e a canalização do córrego Águas Espraiadas.
Segundo o ex-secretário da Comunicação Social Antenor Braido, Pitta vai depor na CPI. "Ele vai explicar que não contraiu nenhum centavo de dívida. Foram os juros exorbitantes do governo federal que fizeram a dívida crescer", afirmou Braido. Maluf disse, por meio de sua assessoria, que não iria comentar o caso.


Texto Anterior: Administração: PT lança Programa de Saúde da Família
Próximo Texto: Trânsito: Evite trecho complicado para subir a Brigadeiro Luís Antônio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.