UOL


São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Motoristas de ônibus tomam viações fechadas e ameaçam parar amanhã

Motoristas e cobradores de São Paulo tomaram as garagens de empresas fechadas pela prefeitura durante a madrugada de ontem, colocaram parte da frota nas ruas sem autorização e ameaçam fazer greve amanhã.
A categoria protesta contra as demissões nessas nove viações, que tiveram encerrada a fase de intervenção da administração Marta Suplicy (PT) ou foram excluídas da assinatura dos novos contratos emergenciais, assinados anteontem, por até 180 dias.
Essas nove empresas representam perto de 20% do sistema de ônibus municipal. Cinco delas estavam sob controle da SPTrans (São Paulo Transporte) -Expresso América do Sul, Parelheiros, Santa Bárbara, Cidade Tiradentes e São Judas. Duas estavam sob auditoria municipal -Serra Negra e Marazul. A Viação América do Sul foi excluída por não participar da licitação. A Solution Bus, por não ser habilitada na concorrência.
"Tiramos os "laranjas" do sistema", comemorava Jilmar Tatto, secretário dos Transportes. Segundo ele, as linhas dessas viações foram passadas às demais.
Moradores apedrejaram e incendiaram ônibus de pelo menos duas empresas. O sindicato instruiu os profissionais a trabalharem normalmente. "A medida vai deixar 13 mil pessoas desempregadas", afirmou Edivaldo Santiago, presidente da entidade. Segundo ele, uma assembléia irá decidir se toda a categoria entra em greve amanhã.
Na Cidade Tiradentes, os 38 ônibus que saíram às ruas ontem atenderam gratuitamente os usuários. Para a prefeitura, os ônibus das empresas que circularam são clandestinos e 280 fiscais da SPTrans foram às ruas para apreendê-los.
Tatto disse que os ônibus podem ser leiloados e que não sabe quantos trabalhadores ficarão desempregados com a exclusão das nove viações. (DO "AGORA")


Texto Anterior: Panorâmica - Droga: Dono de escolinha de futebol é preso
Próximo Texto: Narcotráfico: Heroína já preocupa psiquiatras brasileiros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.