São Paulo, sábado, 06 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POBREZA
Encontro sobre o tema acabou ontem
Sudene sugere mais educação como saída

ANDRÉA DE LIMA
da Agência Folha

O superintendente da Sudene, Marcos Formiga, afirmou ontem, durante seminário sobre a pobreza, que é necessário acabar com a miséria do Nordeste para solucionar os problemas do Brasil.
"As estratégias para isso têm de focar a educação da população, que tem de estar intelectualmente apta para enfrentar todos os seus problemas", disse Formiga.
A Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) cobre 11 Estados e tem dois eixos de atuação de combate à miséria na região: educação e ciência e tecnologia.
Formiga participou do segundo dia do seminário "Alianças na Redução da Pobreza: Realidades e Desafios", encerrado ontem na FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo.
Segundo Formiga, o órgão está tentando não se render ao fatalismo e aos altos índices de mortalidade infantil, desnutrição e analfabetismo que atingem a região.
Joachim Von Amsberg, do Banco Mundial, disse que o grande entrave para a diminuição da miséria no Brasil é o baixo índice de educação da população.
"A falta de ajuste fiscal e o déficit público são fatores críticos, que destroem as bases de crescimento do país", comentou Amsberg.
Quando a discussão da miséria foi contrastada com a globalização, Cristovam Buarque, professor da UNB (Universidade de Brasília) e presidente da ONG Missão Criança, ressaltou que "esse fenômeno internacional não provoca apenas desigualdade, mas gera dessemelhança".
De acordo com Buarque, para romper com o elo da "cadeia miserável", é imprescindível investir na saúde e educação da criança, para que ela não se torne um adulto pobre.
"A bolsa-escola ajuda mais que o aumento de salário, que, aliás, os excluídos desconhecem. Vamos criar um movimento pela erradicação da pobreza. Vamos chamá-lo de movimento pela segunda abolição", disse Buarque.



Texto Anterior: Acidentes são comuns na região
Próximo Texto: Acidente: Atropelamento mata 3 crianças
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.