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TRÂNSITO
Serviço poderá ser terceirizado; estimativa é render R$ 2,4 bilhões ao ano
Estados vão inspecionar veículos
DANIEL BRAMATTI
da Sucursal de Brasília
O Contran (Conselho Nacional
de Trânsito) aprovou ontem uma
minuta de resolução que dá aos
Estados o controle sobre as inspeções veiculares, que devem se tornar obrigatórias a partir do ano
que vem, gerando um mercado
de até R$ 2,4 bilhões no país.
De acordo com a minuta, os Estados terão poder para executar
as inspeções, abrir licitação para
empresas privadas ou delegar o
serviço para os municípios.
Nas inspeções serão avaliados
anualmente cerca de 80 itens em
carros, ônibus e caminhões. Os
responsáveis pela avaliação deverão registrar a ocorrência de falhas leves (como ferrugem na lataria, por exemplo), graves (problemas na suspensão) e muito
graves (defeito nos freios).
Se a falha for muito grave, o veículo será imediatamente proibido
de circular até que o defeito seja
consertado. Se for grave, o proprietário terá 30 dias para comprovar o reparo. Falhas leves serão apenas anotadas, mas a correção não será obrigatória.
Segundo o diretor do Denatran
(Departamento Nacional de
Trânsito), Jurandir Fernandes, os
donos dos carros deverão desembolsar "entre US$ 40 e US$ 50"
(cerca de R$ 70 a R$ 90) pelo serviço. A estimativa é baseada em
preços de outros países.
Levando-se em conta que a frota em atividade chega a 27 milhões de veículos, o serviço poderá render até R$ 2,4 bilhões/ano.
"As inspeções darão um caráter
preventivo à manutenção dos automóveis e ajudarão a retirar de
circulação os carros mais velhos.
Os carros com mais de dez anos
representam 33% da frota, mas
respondem por 60% dos acidentes", disse o diretor do Denatran.
Segundo Fernandes, as inspeções devem começar em julho de
2001. Ele estima que, depois da regulamentação definitiva, que deve ocorrer em julho deste ano, levará mais um ano para instalação
dos centros de inspeção.
A minuta de resolução ainda
poderá ser modificada. Foi abertoprazo de 30 dias para o recebimento de sugestões de mudanças,
que poderão ser feitas por qualquer cidadão pelo Correio ou pela
Internet. A minuta deve ser publicada na página www.mj.gov.br/
denatran/denatran.htm .
Apesar de o texto não ser definitivo, é certo que a autonomia dos
Estados será preservada -o governo federal não pretende comprar outra briga com governadores. Em 1999, o então ministro da
Justiça, Renan Calheiros (PMDB),
tentou impor o controle federal
sobre as inspeções e entrou em
choque com o governador de São
Paulo, Mário Covas (PSDB).
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