São Paulo, sábado, 06 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Doente crônico terá atendimento
Vacinação da gripe continua no Estado

da Reportagem Local

As pessoas acima de 60 anos que ainda não tomaram a vacina contra a gripe serão atendidas ao longo da próxima semana em todo o Estado de São Paulo. As vacinas também estarão disponíveis para as pessoas, de qualquer idade, que tenham alguma enfermidade crônica e que estejam sob tratamento médico.
A grande maioria dos postos de saúde do Estado estará atendendo. Para saber o posto mais próximo de sua casa, na cidade de São Paulo, os interessados podem ligar para o Disque-Saúde, telefone 1520. No interior do Estado, devem telefonar para a Secretaria da Saúde do município.
A decisão de manter a vacinação dos idosos se deve à constatação de que a meta mínima de 70% ainda não fora sido atingida até o final da sexta-feira. O Estado tem 2,9 milhões de idosos e a meta mínima corresponde a 2 milhões. Ao longo da primeira semana foram vacinadas 1,3 milhão de pessoas. A Secretaria de Estado da Saúde não sabe ainda quantas foram vacinadas na semana passada.
"Alguns municípios ainda não atingiram a vacinação mínima e ainda temos vacinas disponíveis", disse Clélia Maria Aranda, diretora da divisão de imunização da Secretaria de Estado da Saúde. "Por isso a vacinação continua."
A vacina contra a gripe também passa a estar disponível para as pessoas que estão sofrendo de doença crônica e que por isso podem estar com as defesas do organismo diminuídas. São aquelas que estão em tratamento para enfermidades cardíacas, pulmonares, renais, hepáticas e outras. Portadores do HIV e doentes de Aids também serão vacinados.
Para comprovar sua situação, a secretaria sugere que os pacientes levem receita médica, atestado médico, cartão de ambulatório ou qualquer outro documento que possa atestar seu estado de saúde.
A Secretaria da Saúde também retoma na segunda-feira a vacinação dos idosos que estão em asilos e casas de repouso. A maioria das instituições já foi visitada.


Texto Anterior: Escolas: Professores estaduais decidem manter greve
Próximo Texto: Governo libera novo genérico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.