São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Tropas apontam fracasso policial"

DA SUCURSAL DO RIO

O uso permanente de tropas do Exército para combater o tráfico, como planejado no Rio, é um risco e evidencia o fracasso das forças públicas no combate à violência gerada por esse crime.
Essa é a opinião do pesquisador chileno Hugo Frühling, diretor do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade do Chile e coordenador de pesquisa sobre a polícia na América Latina, apresentada ontem em seminário na Universidade Candido Mendes, no Rio.
"O uso do Exército em situações de emergência já ocorreu em outros países da América Latina, mas quando isso passa a ser permanente, muitos problemas podem surgir." Para o pesquisador, um desses problemas é o risco de crescer, no Exército, a corrupção.
A pesquisa de Frühling sugere a reforma de todas as polícias da América Latina. Entre as recomendações, está a sugestão de que os poderes policiais fiquem sujeitos a normas internacionais que garantam direitos humanos.


Texto Anterior: Reunião vai sacramentar operação
Próximo Texto: Panorâmica - Violência: Carro da PM atacado com cerca de cem tiros de fuzil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.