São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reunião vai sacramentar operação

DA SUCURSAL DO RIO

Uma reunião na próxima segunda-feira, no Palácio Guanabara, sacramentará o uso das Forças Armadas no combate ao crime no Rio. Os ministros José Viegas (Defesa), Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e Aldo Rebelo (Coordenação Política) se encontrarão com a governadora Rosinha Matheus para fazer os últimos ajustes na operação conjunta entre os governos federal e estadual.
Ontem, Rosinha conversou com os três comandantes militares da região Sudeste sobre a proposta de seis pontos que apresentou, na semana passada, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as reivindicações está a atuação de 4.000 soldados do Exército na segurança do Rio. Esses soldados ficarão sob controle do Comando Militar do Leste.

Carnaval de 2003
A última vez que os policiais atuaram contra o crime no Rio foi no Carnaval de 2003, depois de uma série de ataques do narcotráfico. Naquela época, o objetivo da presença militar em pontos-chave era liberar policiais militares para operações contra criminosos. Desta vez, a governadora pediu que as Forças Armadas atuem na ocupação de áreas conflagradas da cidade. Entre os outros pontos que estão sendo analisados pelo governo federal, está o pedido de formação de um grupo de inteligência composto por integrantes das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, além das Forças Armadas e da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Liberação de recursos
A governadora quer ainda a liberação imediata de recursos federais para reforma e construção de presídios; o aumento do número de policiais federais no Estado do Rio; o aumento do número de policiais rodoviários e a extensão da ação dos militares para o entorno dos quartéis.
No fim da tarde, a cúpula da segurança do Estado foi à sede da Polícia Federal no Rio para uma reunião com o diretor-geral da PF, Paulo Lacerda. O secretário da Segurança Pública, Anthony Garotinho, e os outros participantes não deram entrevistas.


Texto Anterior: Segurança: Exército diz que não subirá o morro no Rio
Próximo Texto: "Tropas apontam fracasso policial"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.