São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

Explosão em mina de carvão deixa dois mortos em Santa Catarina

Segundo a empresa, acidente pode ter ocorrido em conserto de máquina

Ulisses Job/"Diário Catarinense"
Resgate de trabalhadores após explosão em uma mina em SC


MATHEUS PICHONELLI
MARTHA ALVES

DA AGÊNCIA FOLHA

Uma explosão em uma mina de carvão mineral deixou duas pessoas mortas na madrugada de ontem, no distrito de Guatá, em Lauro Müller (209 km de Florianópolis). Outras 25 pessoas foram resgatadas vivas.
As causas do acidente não haviam sido esclarecidas até ontem. A principal hipótese é que um cilindro de oxiacetileno de uma máquina de solda tenha explodido durante conserto em uma oficina dentro da mina. O aparelho é usado para cortar chapas de metal.
A mina Novo Horizonte, onde houve a explosão, é da empresa Carbonífera Catarinense. O túnel tem cerca de quatro quilômetros. As minas da empresa operam desde 2000 e empregam 400 pessoas. As reservas da empresa produzem, em média, 1 milhão de toneladas de minério por ano.
A explosão foi por volta das 3h30. Não houve desabamento ou soterramento, o que indica que as vítimas, Loreni Hoffnann e Genivaldo da Silva, ambos de 34 anos, possam ter morrido asfixiados por fumaça e poeira ou mesmo durante a explosão. Os corpos foram encontrados por volta das 13h30.
"A princípio, pelos relatos que ouvimos, o acidente não se deu com a detonação de explosivos ou vazamento de combustível", disse o engenheiro de minas Cleber Gomes, assessor técnico do sindicato do setor em Santa Catarina. Ele acompanhou os trabalhos no local.
Segundo os bombeiros, os trabalhadores da mina resgatados tiveram escoriações e foram levados a hospitais da região. Um deles, em estado grave, sofreu traumatismo facial, mas não corre risco de morrer.
Alguns contaram ter sido arremessados pelo deslocamento do ar causado pela explosão.
Uma perícia será feita hoje no local para investigar as causas do acidente. Segundo a empresa, a explosão pode ter ocorrido depois que um operador de máquinas foi chamado para consertar uma máquina usada para transportes.
Segundo o secretário-executivo do Siecesc (Sindicato da Indústria da Extração de Carvão de SC), Fernando Zancan, a explosão de ontem foi um acidente isolado, provavelmente causado por imperícia.

Histórico
Nos últimos dez anos, 13 pessoas morreram em acidentes em minas em Santa Catarina, de acordo com o Siecesc. Há 12 minas em funcionamento no Estado, administradas por dez empresas.


Texto Anterior: Operário diz que "quem não tinha onde se segurar foi arremessado'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.