São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANJ vê ameaça à liberdade de expressão

DA REDAÇÃO

Leia a íntegra da nota divulgada pela Associação Nacional de Jornais, assinada por Francisco Mesquita Neto, presidente, e Mário Gusmão, vice-presidente, responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão.
 
"A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifesta sua preocupação com o desaparecimento, desde o último domingo, do repórter Tim Lopes, da TV Globo. O jornalista realizava uma reportagem sobre bailes funks nos subúrbios do Rio de Janeiro.
Tim Lopes esteve no local em que se realizavam esses bailes por quatro vezes. A última delas foi no domingo, dia 2 de junho. Às 22h desse dia, deixou de ir ao encontro do motorista que o acompanhava e que estacionara longe da área em que fazia seu trabalho, e não mais apareceu. A emissora comunicou o seu desaparecimento às autoridades.
Trata-se de fato extremamente grave. Reflete a falta de garantias para que um profissional da imprensa desempenhe suas funções.
A existência de condições de segurança para o exercício profissional constitui um requisito para a liberdade de expressão. Não havendo essas condições, cerceia-se o direito de informar e de ser informado, previsto pela Constituição brasileira. A garantia de plena segurança constitui também um direito do cidadão e um dever do Estado.
A Associação Nacional de Jornais (ANJ), assim como seus afiliados, acompanha atentamente as investigações a respeito do caso e se preocupa com a integridade física do jornalista Tim Lopes, bem como a de todos os jornalistas brasileiros."



Texto Anterior: Policiais fazem novas buscas por jornalista da Globo
Próximo Texto: Brasileiro acusado de homicídio nos EUA deve se declarar inocente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.