UOL


São Paulo, domingo, 06 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trânsito tira aluno de escola

DA REPORTAGEM LOCAL

O caótico trânsito de São Paulo tem sido apontado pelos diretores de escolas particulares como um dos motivos que têm levado os pais a tirarem os filhos de escolas tradicionais e matriculá-los em escolas menores, localizadas perto de suas casas.
Segundo o diretor-geral do Colégio Bandeirantes, Mauro Aguiar, a escola, localizada no Paraíso (zona sul de São Paulo), perdeu muitos alunos da zona leste, especialmente do Tatuapé (zona leste), em razão da superlotação da linha leste-oeste do metrô.
"Os pais ficam com medo de os filhos fazerem baldeação na Sé." Também teria havido evasão de alunos da região do ABC em razão das dificuldades de transporte até o colégio, diz Aguiar.
Em compensação, segundo ele, o colégio ganhou alunos após a inauguração da extensão da linha verde do metrô, da estação Clínicas à Vila Madalena. Novos alunos também foram recebidos da região de Cerqueira César, Moema e Vila Nova Conceição.
Segundo o diretor acadêmico do Colégio São Luís, Cláudio Penteado, a dificuldade de locomoção também foi a principal razão apontada pelos pais para retirar os filhos do colégio e colocá-los em escolas próximas às suas casas. "Tínhamos alunos espalhados por toda a cidade, até em Alphaville", diz Penteado.
Visando esses pais que não podem perder horas no trânsito, levando os filhos de um lugar para o outro, o colégio abriu neste ano o período integral, durante o qual são oferecidos cursos que os alunos costumam fazer fora da escola, como inglês, tênis, judô, balé, entre outros. "Isso foi fundamental para manter nossos alunos e atrair novos", diz.
O Colégio Dante Alighieri também atribui ao trânsito a decisão de muitos pais preferirem colégios mais próximos às suas casas.


Texto Anterior: "Ensino pago não garante qualidade"
Próximo Texto: Danuza Leão: Coisas de mulher
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.