São Paulo, Terça-feira, 06 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Telefônica, bloqueios continuam

da Reportagem Local

Passada a prova de fogo do primeiro dia útil de funcionamento do novo sistema DDD, a Empresa Telefônica -responsável pelo sistema de telefonia fixa em São Paulo- já descarta a possibilidade de um "caladão" geral, mas acredita que os bloqueios regionais vão continuar até que todas as falhas sejam sanadas.
As falhas, segundo a empresa, continuam sendo da Embratel.
Isso significa que, ao longo da semana, alguns usuários poderão ficar sem conseguir completar ligações por alguns minutos para evitar que a demanda supere a capacidade de sua central.
Caso contrário, a central suspende seu funcionamento e recarrega sua programação, o que pode levar horas e deixar toda a região que atende sem telefone.
"Hoje (ontem) as falhas da operadora de longa distância (Embratel) se repetiram. Se o quadro for o mesmo, nossa conduta (os bloqueios) será a mesma", disse Ivan Campagnolli, vice-presidente de operações da Telefônica.
A segunda-feira, no entanto, é o dia da semana com maior volume de tráfego, segundo a Telefônica. Nas terças, o número de ligações normalmente cai cerca de 10%.
Se isso acontecer, os bloqueios podem não ser necessários. Ontem, porém, o tráfego nos horários de pico foi 70% maior do que o índice histórico -1,2 milhão de ligações entre 11h e 12h, contra 700 mil habituais-, o que faz a empresa considerar os bloqueios.
Em geral, os índices de aproveitamento da Telefônica se mantiveram ontem como no final de semana. De cada 10 ligações, 6 foram completadas (houve conversa entre), um patamar normal.
Os números só caíram em algumas regiões, nos períodos de bloqueio. Nesses casos, de cada 10 ligações, 4 foram completadas.
A Telefônica admitiu, no entanto, que a alta taxa de aproveitamento de suas chamadas se deve ao fato de ela estar completando ligações feitas pelo sistema antigo.
Se isso não fosse feito, segundo a empresa, o índice de interceptação e congestionamento de sua linhas -hoje em 10%- subiria, diminuindo seu aproveitamento.
(SÍLVIA CORRÊA)


Texto Anterior: Telemar só completa 47%
Próximo Texto: Holandesa não consegue ligar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.