São Paulo, terça-feira, 06 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRILHO NOVO

Das 18h às 24h, equipamento terá nova iluminação, que mudará de acordo com o horário

Elevador Lacerda será reaberto após obra

Valdir Argollo/Secom
Elevador Lacerda, que terá nova iluminação, incluindo a simulação do reflexo do pôr-do-sol (à esq.) e tons de azul (à dir.)


LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O mais antigo meio de transporte mecânico em operação em Salvador e uma das principais atrações turísticas da primeira capital brasileira, o Elevador Lacerda volta o operar na próxima segunda-feira completamente remodelado, depois de quase seis meses de obras.
As 850 mil pessoas que usam mensalmente o equipamento de 72 metros de altura, que liga a Cidade Alta à Baixa, ganharam mais conforto e comodidade -as cabines agora têm visão panorâmica, ar-condicionado, pisos com revestimento em granito, forro impermeabilizado e corrimãos em aço inox.
Inaugurado no dia 8 de dezembro de 1873, o Lacerda não sofreu mudanças significativas nas suas fachadas. "Conservamos o mesmo estilo arquitetônico implantado na reforma feita entre 1927 e 1932", disse o prefeito Antonio Imbassahy (PFL).
A iluminação cênica é um dos principais destaques da reforma que a prefeitura realizou no equipamento.
De acordo com Imbassahy, o projeto de iluminação aplicado ao elevador incorpora inovações e recursos tecnológicos de última geração, que vão dar um visual muito especial ao Lacerda a partir do pôr-do-sol.
"A iluminação noturna vai prolongar por alguns minutos os tons alaranjados que o sol poente reflete sobre o elevador e, em seguida, esfriar essa tonalidade, passando progressivamente por uma luz amarelada para se fixar na tonalidade branca", afirmou o prefeito.
A variação cromática vai ocorrer entre as 18 horas e as 24 horas. A cada passagem de hora, o Lacerda vai transformar-se em uma espécie de relógio urbano, com a total mudança de cores da parte vertical (a torre principal do equipamento), que assumirá um tom azul.
Construído pelo engenheiro Antonio Lacerda, o equipamento também passará a contar com um posto com informações turísticas, que será administrado pela Emtursa (Empresa de Turismo de Salvador).
"Com a reforma do Elevador Lacerda, a prefeitura e o governo estadual dão mais um passo importante para a revitalização do centro histórico de Salvador", afirmou Imbassahy.



Texto Anterior: Curitiba: Construção de metrô é adiada
Próximo Texto: Panorâmica - Rio: Policiais prendem dois após simularem ter aceito suborno para soltar suspeito de assalto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.