São Paulo, sexta-feira, 06 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão não revela autores

MELISSA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois dos quatro membros da comissão que elaborou o Plano Diretor, que foram questionados sobre a autoria das emendas inseridas de última hora no projeto, entregaram ontem suas respostas ao presidente da Câmara, José Eduardo Cardozo (PT). Apesar disso, continua o mistério sobre os responsáveis pelos trechos do plano que mudaram o zoneamento de 11 regiões da cidade.
Toninho Paiva (PL) e bispo Atílio Francisco (PTB) afirmaram desconhecer os autores das mudanças por não terem participado das negociações que as geraram.
Os outros membros da comissão, os petistas Nabil Bonduki e José Mentor, devem entregar hoje suas respostas. Segundo Cardozo, que deu 72 horas para que os vereadores fornecessem as informações solicitadas pelo Ministério Público, Bonduki e Mentor foram notificados depois dos outros vereadores, e por isso o prazo para eles vence somente hoje.
José Olímpio (PMDB), presidente da comissão de Política Urbana da Câmara, que também havia sido questionado por Cardozo, afirmou que a responsabilidade pelo texto final é de Bonduki.
Os vereadores anexaram às suas respostas transcrições da reunião da comissão de Política Urbana, realizada anteontem. Na reunião, Bonduki reafirmou que, pouco antes da votação, ocorrida no último dia 23, recebeu as modificações de Mentor, que é ex-líder do governo na Câmara.
O prazo dado pelo Ministério Público para que Cardozo responda quem são os autores das emendas termina na segunda-feira. Segundo o promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo Carlos Alberto Amin Filho, se for constatado que as mudanças no zoneamento não foram discutidas em audiências públicas, o Ministério Público pode entrar com uma ação para anular as alterações.
Para Cardozo, não houve ilegalidade na votação, mas a inclusão das mudanças não foi democrática. "Formalmente, não há emendas, há um texto final apresentado pela comissão", disse.


Texto Anterior: Plano Diretor: Marta diz que vetará pontos do projeto
Próximo Texto: Projeto prevê obras na avenida Faria Lima
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.