São Paulo, terça-feira, 06 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTES

Para secretário da gestão Alckmin, reforma também oferece opção ao piloto em caso de pouso de emergência

Nova pista incentiva turismo, diz governo

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário dos Transportes da administração Geraldo Alckmin (PSDB), Dario Rais Lopes, diz que a ampliação e a reforma do aeroporto de Itanhaém se justificam pelo aumento da cobertura aérea -que, segundo ele, produz maior segurança de vôo em casos de emergências- e por ser um indutor ao crescimento do turismo no litoral sul de São Paulo.
"Quando se fala em segurança de vôo, é preciso ter o que chamamos de prontidão operacional, com aeroportos em boas condições a cada 50 ou 60 quilômetros em linha reta para o caso de haver a necessidade de um piloto realizar um pouso de emergência. E, na região sul do Estado, principalmente no litoral, havia um vazio em nossos mapeamentos", afirma o secretário.
O secretário citou outras obras realizadas em aeroportos, concluídas ou em andamento, casos das cidades de Itapeva, Registro e Ubatuba, esta última no litoral norte paulista.

Pacotes turísticos
Dario Lopes acredita que, com o aeroporto mais preparado, empresas de turismo terão interesse em fazer pacotes para trazer brasileiros de outros Estados para visitar o litoral sul de São Paulo. "Vai se consolidar a categoria de aviões na faixa de 50 assentos. Há muito o que ver na região, as praias, Cananéia...", afirma.
Questionado sobre o motivo de não ter sido atualizado o estudo de demanda antes da ampliação do aeroporto, o secretário afirmou que "as características geossociais indicavam que haveria resposta a esse investimento".
Foram gastos na ampliação e na reforma do aeroporto de Itanhaém R$ 5,5 milhões, durante um período de cinco anos.
"Transporte é uma das poucas infra-estruturas que são indutoras de desenvolvimento. Se você levar a rede de esgoto para lugares onde não mora ninguém, você não irá induzir a ocupação nem a instalação de indústrias na área. Mas melhorando a acessibilidade você inverte o processo e estimula a demanda", afirma Lopes.

Sem inauguração
Apesar de a ampliação da unidade ter sido concluída no final do ano passado e de o aeroporto já estar operando normalmente, a data da inauguração oficial ainda não foi marcada. Depende da agenda do governador do Estado, Geraldo Alckmin, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes.
Procurado por meio de sua assessoria de imprensa para comentar a reforma no aeroporto de Itanhaém, Alckmin não respondeu aos telefonemas da Folha. (FS)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Especialistas apontam falta de estudo prévio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.