São Paulo, domingo, 06 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família reduziu número de filhos em três gerações

DA REPORTAGEM LOCAL

Originária de uma família de 11 irmãos, Emília Catiari dá graças a Deus ao fato de o número filhos ter diminuído a cada geração em sua família. "Consigo tomar conta de um ou dois. Se juntassem muitos ao mesmo tempo eu ficaria doidinha", afirma a aposentada de 82 anos que mora na Vila Clementino, zona sul de São Paulo.
O bairro está na Vila Mariana, o segundo com menor taxa de fecundidade hoje em São Paulo -1,4 filho por mulher.
O pontapé inicial na redução da prole foi dado pela própria Emília, que teve quatro filhos no primeiro casamento -número grande para as muitas famílias de hoje. Cada um de seus filhos, porém, deu origem a até três crianças cada, totalizando oito netos (média de dois).
Eles cresceram, casaram e enfrentam hoje o desafio de gerar filhos no século 21. Resultado: os netos de Emília que estão tendo filhos estão optando por ter entre uma, duas ou nenhuma criança. No total nasceram oito bisnetos (média de 1).


Texto Anterior: Nascimentos não repõem mais a população
Próximo Texto: Fecundidade menor também afeta a saúde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.