São Paulo, domingo, 06 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de fiscalização compromete segurança

DA SUCURSAL DO RIO

Nem tudo é motivo de alegria nos albergues do Rio. Em fevereiro, dois deles foram assaltados. Em um dos casos, 34 hóspedes foram roubados. Por isso, é preciso escolher adequadamente onde se hospedar.
"É importante verificar se há sistema de segurança, além de tentar conversar com pessoas que já estiveram hospedadas", diz Carlos Augusto Alves, presidente da Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, que reúne 96 unidades em mais de 40 cidades do país -seis no Rio. Para usá-las, é preciso ter ao menos 14 anos e se associar, pagando uma taxa anual.
"Muita gente acha que, se tem um quarto sobrando, já pode montar um albergue", diz Andrea Cota, presidente da Associação de Albergues da Juventude do Estado do Rio. "A cidade tem muitos albergues, mas uma parte é irregular."
Não há dados confiáveis sobre a quantidade de albergues independentes no Rio. A Riotur, empresa de turismo do município, elenca 25. Um site internacional, que oferece opções em diversos países, apresenta 39. A Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro mantém um cadastro oficial onde constam só 15. Já a Polícia Civil contabiliza 25.
Para funcionar regularmente, um albergue precisa ter alvará da prefeitura. A lei federal 11.771/2008 prevê que todo albergue deve ser cadastrado pelo órgão estadual de turismo, mas ela não foi regulamentada.
A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio afirma que nunca aplicou punições a albergues porque aguarda a regulamentação da lei.
No âmbito municipal, a Secretaria de Ordem Pública diz que não há operação de fiscalização programada. A única citada pela pasta ocorreu em 27 de fevereiro e não resultou em punições administrativas.
Segundo a Polícia Civil, as ocorrências em albergues não são comuns. "Embora ocorram furtos esporádicos, o número de casos não é significativo, nada que justifique alguma operação especial", diz Fernando de Sousa, titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo.


Texto Anterior: Albergues viram cenário de baladas no Rio
Próximo Texto: Governo dobra número de alunos em tempo integral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.